sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeitos querem Sorriso e Lucas do Rio Verde incluídos no traçado de ferrovia

PUBLICIDADE

Os prefeitos Ari Lafin (PSDB) e Luiz Binotti (PSD) debateram, esta manhã, os avanços que serão proporcionados pela ferrovia que sairá do Nortão vai até o Miritituba (PA) e que Lucas e Sorriso sejam incluídas no traçado, visando melhorar o escoamento da safra agrícola da região e aumentar a produção atual. Os dois municípios são fortes produtores de soja e milho (Sorriso é o maior produtor nacional de soja). O projeto original prevê que a ferrovia iniciará em Sinop, onde será construído um terminal de cargas. A previsão do governo federal é lançar tanto o edital quanto o leilão no 2º semestre. Os dois gestores voltarão a tratar do assunto.

“Vamos trabalhar para que a ferrovia inicie em Lucas para que as duas cidades sejam fortalecidas. Pelo forte potencial produtivo das duas cidades não podem ficar de fora. Queremos que o projeto seja ampliado. Vamos montar comissão de trabalho para buscar apoio do governo federal e vamos tratar do assunto com o consórcio de empresas que farão a obra”, disse Lafin, ao Só Notícias. “Vou conversar com o Sindicato Rural, na próxima semana, e pretendo formar uma comissão com lideranças. Precisamos nos unir politicamente para que a ferrovia inicie por Sorriso ou Lucas. Não podemos aceitar ficar fora deste traçado”, acrescentou.

Os investimentos estão estimados em R$ 10 bilhões e a concessão da Ferrogrão para a iniciativa privada poderá  ser por até 60 anos como forma de atrair empresas interessadas. Estudos de viabilidade, apresentados no ano passado, teriam demonstrado que, para ser viável, a concessão da ferrovia deveria durar aproximadamente 65 anos.

(Atualizada às 11:34h)

 

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Custos das produções agropecuárias em Mato Grosso diminuem

As despesas para a produção da safra 2024/25 tiveram...

Cai diferencial de base do preço do boi de Mato Grosso em relação ao de SP

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que...

Levantamento indica 135 sacas/hectare de milho em MT para pagar custeio, diz IMEA

De acordo com os dados do projeto Acapa-MT (Acompanhamento...

Esmagamento de soja sobe 10% em Mato Grosso e volume é recorde

O esmagamento da soja em Mato Grosso atingiu novo...
PUBLICIDADE