PUBLICIDADE

Prefeita assina ordem de serviço para construção de tanques de peixes em Sinop

PUBLICIDADE

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), assinou, nesta semana, a ordem de serviços para a construção de 50 tanques para a criação de peixes na Gleba Mercedes 5. Cada unidade terá capacidade para produção de 1 tonelada ao ano. Os recursos são oriundos de uma emenda parlamentar do deputado estadual Silvano Amaral (PMDB).

Para a prefeita, esta é mais uma possibilidade e oportunidade de renda para as famílias da gleba. “Nós estamos muito felizes por estar lançando esse projeto que começou a nascer já há alguns meses com o curso de capacitação para as famílias envolvidas”, disse a prefeita.

Silvano Amaral ressaltou a dificuldade em fazer acontecer determinados projetos. Disse que são muitos setores necessitados precisando de investimentos, mas que as emendas e os recursos financeiros são poucos diante de tanta demanda. “Como deputado estadual, eu me sinto realizado em poder contribuir com um projeto que teve início, meio e fim porque só o recurso não é suficiente. O papel da prefeitura em acompanhar de perto dando assistência, treinamento e suporte técnico durante a fase de produção até o destino final, que é o consumidor, é muito importante”.

As 50 famílias contempladas com o projeto de piscicultura passaram por um curso de qualificação de 40 horas com técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) aprendendo práticas que de comercialização, gestão de manejo, qualidade da água, parte nutricional e anatômica e fisiologia de peixes tropicais.

Com o registro de pouco mais de 60 mil toneladas, Mato Grosso figura como o segundo maior produtor de pescado de água doce do país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos, 12,8% da produção nacional sai das águas mato-grossenses. Desde o ano passado a atividade passou a ser estimulada com a liberação de crédito através do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO-Rural).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE