PUBLICIDADE

Preço do milho em Mato Grosso fecha ano com alta de 28% e produtividade 10% maior

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O preço do milho disponível em Mato Grosso fechou o ano com aumento de 28% em relação ao ano passado e o preço médico atual está em R$ 51,60 a saca, um dos maiores ja registrados. Em dezembro do ano passado, a cotação estava em média a R$ 40,28, informou, há pouco, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no último boletim do milho deste ano.

Em 2025, o IMEA consolidou a área de milho da safra 24/25 em 7,26 mi de hectare, alta de 6,29% ante a temporada 23/24. Esse avanço reflete a valorização do preço do milho ao longo do ano, que deixou o cenário mais favorável no momento de planejamento da temporada. A demanda interna aquecida, sobretudo para a produção de etanol e ração, sustentou as cotações e elevou a atratividade do cereal frente ao gergelim e ao sorgo, culturas para as quais havia perdido espaço na safra 23/24. Já a produtividade fechou em 127,27 sacas/hectare, 10,14% acima da safra anterior, o maior rendimento registrado pelo instituto.

Com isso, a produção obteve um recorde de 55,43 mi de t, alta de 17,06% ante o ciclo anterior. Em relação à comercialização, até novembro, 83,37% da produção já foi negociada, ficando 6,38 pontos percentuais atrás do observado no ciclo anterior. Esse cenário é pautado pela maior oferta em Mato Grosso e pela menor competitividade do milho no mercado internacional, o que tem limitado a demanda externa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE