Agronotícias

Preço do algodão em Mato Grosso aumenta 3,6% e plantio da safra atinge 21% da área

O preço da pluma em Mato Grosso valorizou 3,65% quando comparado à semana passada, ficando cotado a um preço médio de R$ 216,62/@. A constatação foi informada, hoje, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no boletim semanal do algodão.

A semeadura do algodão para a safra 2021/22 em Mato Grosso avançou 5,69 pontos percentuais no comparativo semanal, alcançando 21,30% da área prevista até a última sexta-feira (14). Neste período, todo o algodão de 1ª safra encontra-se cultivado em Mato Grosso e, com o avanço da colheita da soja, as primeiras áreas de 2ª safra já começaram a ser semeadas desde a última semana de dezembro. Além disso, o grande volume de chuvas observado nos
últimos dias e os relatos de atraso nas entregas de dessecantes estão limitando o avanço da colheita de soja neste momento e, por isso, a semeadura de algodão no estado está atrasada 4,40 pontos percentuais em relação à média dos últimos cinco anos”.

Entre as regiões do Estado, é destaque a nordeste e sudeste, que alcançaram 34,53% e 32,05% das áreas semeadas, respectivamente, considerados os maiores percentuais de semeadura em Mato Grosso.

Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)