quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Plantio do algodão alcança 23,27% da área prevista em Mato Grosso

PUBLICIDADE

|2478|

Na última semana a semeadura de algodão em Mato Grosso alcançou a marca dos 23,27% da área total estimada para a safra 16/17, registrando um avanço semanal de 7,36 pontos percentuais. O plantio, no entanto, está atrasado em relação ao ano passado. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em 2016, o processo atingia 32,67% da área já cultivados, representando um atraso em relação à safra passada de 9,4 pontos percentuais.

Para o Imea, a situação pode ser explicada pela nova redução na área de primeira safra, que está 14,2% menor, se comparada à safra 15/16. A avaliação do instituto é que, após a conclusão da semeadura do algodão primeira safra no início deste ano, o processo começa a ganhar força à medida que a colheita da soja evolui nas fazendas, concedendo espaço para o cultivo da fibra no Estado.

“Para as próximas semanas, as atenções ficam voltadas para o clima, que deve ditar o andamento da colheita da soja, a semeadura do algodão e o estabelecimento inicial da cultura no campo”, destaca o instituto. A previsão é que, nesta temporada, sejam semeados em Mato Grosso 83 mil hectares na 1ª safra e mais 516 mil na 2ª.

A estimativa é de uma produção de 985 mil toneladas de pluma e 1,3 milhão de toneladas de caroço. 

Fonte: Só Notícias/Agronotícias/Herbert de Souza (foto: assessoria/arquivo)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

O mais recente levantamento, do Senar e o Imea,...

Cotação do bezerro em Mato Grosso tem leve alta

A cotação do boi gordo no Estado ficou na...

Preço do milho em Mato Grosso sobe 1,8% e média vai a R$ 34, diz instituto

A cotação do milho no Estado aumentou 1,89%, semana...
PUBLICIDADE