PUBLICIDADE

Plantio de algodão em Mato Grosso entra na reta final com atraso; cotação sobe 1%

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

A semeadura do algodão avançou 14,54 pontos percentuais e chegou a 96,17% da área total estimada da safra 22/23, no Estado. A colheita pode terminar neste final de semana. O atraso de 2,54 pontos percentuais ante o mesmo período da safra passada. Em relação às regiões, as centro- sul e noroeste se destacam, com 99,70% e 99,35% de suas áreas já semeadas, respectivamente.

O menor registro de chuvas nas últimas duas semanas foi fundamental para que o ritmo dos trabalhos a campo acelerasse, fazendo com que a safra atual se aproximasse da média dos últimos anos. Apesar disso, mesmo com a finalização da semeadura indicando aproximação com as últimas safras, as áreas semeadas dentro da janela ideal (até o último dia 31) foram inferiores a 60%, devido ao atraso na colheita da soja no Estado. Assim, as áreas semeadas após esse período têm maior risco quanto ao desenvolvimento produtivo da pluma, uma vez que a escassez hídrica no estado, historicamente, tem início no mês de maio.

O balanço do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária também informa que o caroço de algodão disponível voltou a apresentar alta, de 1%, em Mato Grosso após um longo período de baixa, precificado na média de R$ 1.264,06/tonelada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE