PUBLICIDADE

Pecuária em Mato Grosso tem trimestre de grande demanda e ofertas acirradas

PUBLICIDADE
Só Notícias/Agronotícias (foto: arquivo/assessoria)

Ofertas acirradas e a grande demanda marcam o mercado de reposição com ritmo acelerado no primeiro trimestre. No momento, a procura pelos recriadores que se preparam para o confinamento se intensificou, mas eles optam por animais mais jovens -como bezerros e garrotes -, uma vez que a oferta de boi magro está mais restrita. Além disso, as compras de tourinhos se acentuaram, ocasionando a elevação em suas cotações, valor 4,83% maior ante a janeiro e fevereiro do ano passado, informa o IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária – em seu boletim semanal.

“Ademais, vale o destaque para a procura de vacas paridas, pois são uma alternativa para matrizes. Esse cenário é consequência da menor disponibilidade de fêmeas para essa destinação no mercado, ocasionada pelo alto volume de abate realizado nos últimos anos (confira no Zoom a análise completa). Se esta conjuntura se estender, pode ser que o mercado de reposição continue aquecido nos próximos meses”, acrescenta.

Na última semana, os preços do boi e da vaca gorda fecharam a semana com decréscimos de 0,17% e 0,10%, respectivamente. Este declínio pode ser justificado pelo período de maior descarte de fêmeas que também acaba pressionando a arroba do boi  e pela menor demanda na ponta final da cadeia, conclui o IMEA.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE