PUBLICIDADE

PEC dos gastos públicos é apresentada ao Fórum Agro MT

PUBLICIDADE

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), também conhecida como PEC dos gastos públicos, foi apresentada na manhã desta segunda-feira ao Fórum Agro MT. A exposição foi realizada pelo secretário da Seplan, na sede da Aprosoja, a pedido das entidades que constituem o grupo formado pela Famato, Aprosoja, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat.

Em síntese, a proposta de autoria do Executivo estadual estipula um teto para os gastos públicos de todos os Poderes, incluindo Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública. Com a aprovação da PEC, o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) deve vigorar por 10 anos, a contar de 2018.

“A PEC vem para disciplinar o regime fiscal do Estado. A limitação dos gastos é a garantia no futuro da sustentabilidade das políticas públicas, que foi perdida nos últimos 10 anos no Estado de Mato Grosso”, afirmou o secretário de Estado de Planejamento, Guilherme Müller.

Para que Mato Grosso possa aderir ao Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal proposto pela União – Lei Complementar 156 –, o qual prevê o alongamento de prazo para o pagamento de dívidas públicas, para o Estado sinônimo de fôlego de R$ 1,2 bilhão, a proposta de emenda à Constituição deve ser aprovada antes do dia 30 novembro. Segundo o cronograma estabelecido pelo Legislativo, a PEC deve ser votada até o dia 18 de outubro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...

Preço do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, no final...

Cotação da soja disponível em MT fica estável e mercado futuro sobe

A cotação da soja disponível no Estado ficou estável,...
PUBLICIDADE