segunda-feira, 20/maio/2024
PUBLICIDADE

Palestras reúnem produtores na fronteira com a Bolívia

PUBLICIDADE

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) tem feito ações para estar cada vez mais próximo do produtor rural. Uma das ações são as palestras de educação sanitária, realizadas em Cáceres, Porto Espiridião, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade. A iniciativa atende ao convênio firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que incluem os municípios localizados na região de fronteira com a Bolívia.

Os temas da programação abrangem a defesa sanitária animal, como legislação sanitária, campanha de vacinação contra febre aftosa, saúde animal, notificação obrigatória de doenças, vigilância veterinária, módulo produtor e outros assuntos. Tendo como objetivo maior, fortalecer a relação entre produtor e o Indea, bem como a defesa sanitária em Mato Grosso.

Em Cáceres, as palestras foram realizadas na comunidade Novo Horizonte e no Colégio Agrícola, nos dias 12 e 14 de junho, respectivamente, totalizando 70 participantes. Já em Porto Espiridião, reuniu 22 pessoas nos dias 19 e 20 de junho, nas Vilas Cardoso e Picada. Em Pontes e Lacerda, foi realizada no Projeto de Assentamento (PA) Triunfo (21), com a presença de 51 produtores. Em Vila Bela da Santíssima Trindade, as palestras ocorreram nos Projetos de Assentamentos (PAs) Miura (24) e Carla Patrícia (25), com a participação de 62 produtores rurais.

O pequeno produtor, Gérson Garcia da Silva, que também é presidente da Associação do PA Miúra, aprovou a iniciativa do Indea e já antecipou o convite para a realização de outros encontros na comunidade. “É muito importante a realização dessa palestras aqui, e queremos mais. O Indea tem que voltar outras vezes. As palestras foram de fácil entendimento, e queremos saber mais do Indea. Nós precisamos de informação. Ficamos em um local mais distante da cidade. Agradeço a vinda dos servidores do Indea e já convido para fazerem outra reunião”.

Os encontros contaram com o envolvimento dos servidores do Indea, atuantes no Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, servidores das Unidades Locais de Execução e Unidades Regionais de Supervisão do Indea, nos municípios onde foram realizadas as palestras, e ainda, com a participação de representantes da Superintendência Federal da Agricultura de Mato Grosso (SFA-MT/Mapa).

Para o produtor Eurípedes José dos Santos, o aprendizado vem pelo ouvir. “Foi a coisa melhor do mundo vocês visitarem a nossa comunidade. Trouxeram informações muito importante para nós, que podemos aprender ainda mais. Aprendi muito, a gente aprende ouvindo. Eu não tinha gado. Hoje eu tenho e pude aprender um pouco mais e melhorar os cuidados com os animais da minha propriedade”.

Eurípedes destacou ainda a importância da relação entre o Indea e os produtores rurais. “Essa relação com o Indea é muito boa, me considero de dentro do Indea, e é preciso estarmos cada dia mais juntos. A gente fica muito feliz com a presença do Indea na comunidade”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem forte queda na exportação de milho em abril

A secretaria de Comércio Exterior informou que as exportações...

Exportação da carne de Mato Grosso cresce 32% e tem novo recorde

Os frigoríficos mato-grossenses exportaram 74,99 mil toneladas em equivalente...

Venda de milho em Mato Grosso segue atrasada; preço sobe 5%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) concluiu novo...
PUBLICIDADE