PUBLICIDADE

Palestras reúnem produtores na fronteira com a Bolívia

PUBLICIDADE

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) tem feito ações para estar cada vez mais próximo do produtor rural. Uma das ações são as palestras de educação sanitária, realizadas em Cáceres, Porto Espiridião, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade. A iniciativa atende ao convênio firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que incluem os municípios localizados na região de fronteira com a Bolívia.

Os temas da programação abrangem a defesa sanitária animal, como legislação sanitária, campanha de vacinação contra febre aftosa, saúde animal, notificação obrigatória de doenças, vigilância veterinária, módulo produtor e outros assuntos. Tendo como objetivo maior, fortalecer a relação entre produtor e o Indea, bem como a defesa sanitária em Mato Grosso.

Em Cáceres, as palestras foram realizadas na comunidade Novo Horizonte e no Colégio Agrícola, nos dias 12 e 14 de junho, respectivamente, totalizando 70 participantes. Já em Porto Espiridião, reuniu 22 pessoas nos dias 19 e 20 de junho, nas Vilas Cardoso e Picada. Em Pontes e Lacerda, foi realizada no Projeto de Assentamento (PA) Triunfo (21), com a presença de 51 produtores. Em Vila Bela da Santíssima Trindade, as palestras ocorreram nos Projetos de Assentamentos (PAs) Miura (24) e Carla Patrícia (25), com a participação de 62 produtores rurais.

O pequeno produtor, Gérson Garcia da Silva, que também é presidente da Associação do PA Miúra, aprovou a iniciativa do Indea e já antecipou o convite para a realização de outros encontros na comunidade. “É muito importante a realização dessa palestras aqui, e queremos mais. O Indea tem que voltar outras vezes. As palestras foram de fácil entendimento, e queremos saber mais do Indea. Nós precisamos de informação. Ficamos em um local mais distante da cidade. Agradeço a vinda dos servidores do Indea e já convido para fazerem outra reunião”.

Os encontros contaram com o envolvimento dos servidores do Indea, atuantes no Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, servidores das Unidades Locais de Execução e Unidades Regionais de Supervisão do Indea, nos municípios onde foram realizadas as palestras, e ainda, com a participação de representantes da Superintendência Federal da Agricultura de Mato Grosso (SFA-MT/Mapa).

Para o produtor Eurípedes José dos Santos, o aprendizado vem pelo ouvir. “Foi a coisa melhor do mundo vocês visitarem a nossa comunidade. Trouxeram informações muito importante para nós, que podemos aprender ainda mais. Aprendi muito, a gente aprende ouvindo. Eu não tinha gado. Hoje eu tenho e pude aprender um pouco mais e melhorar os cuidados com os animais da minha propriedade”.

Eurípedes destacou ainda a importância da relação entre o Indea e os produtores rurais. “Essa relação com o Indea é muito boa, me considero de dentro do Indea, e é preciso estarmos cada dia mais juntos. A gente fica muito feliz com a presença do Indea na comunidade”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE