PUBLICIDADE

Oferta, exportações e consumo estadual de soja de MT devem ser menores na próxima safra, diz Imea

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto:Agência T1/arquivo)

A oferta, as exportações e o consumo dentro do Estado da soja produzida por Mato Grosso deverão ser menores na safra 2018/19. A estimativa foi feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e foi divulgada nesta segunda-feira. Conforme a previsão, a oferta (estoque inicial mais produção) para a próxima safra está projetada em 32,6 milhões de toneladas, o que representa recuo de 0,77% ante a 2017/18, que registrou 32,9 milhões de toneladas de oferta.

As exportações, por outro lado, devem continuar “elevadas”, conforme o Imea, “visto que a demanda chinesa não dá sinais de enfraquecimento”. Entretanto, o instituto projeto que serão enviadas ao exterior 19,07 milhões de toneladas da oleaginosa, 0,9% a menos que as 19,24 milhões de toneladas exportadas na última safra.

Já a projeção do Imea para o “consumo” mato-grossense é de queda de 1,34%. Conforme o instituto, Mato Grosso deve destinar 9,54 milhões para esmagamento na safra 18/19. Na safra anterior, em contrapartida, foram destinadas 9,67 milhões de toneladas para esmagamento.

O Imea fez previsão para o consumo interestadual e estimou que deve ficar na ordem de 3,85 milhões de toneladas, 1,58% a mais que na safra passada, quando 3,79 milhões de toneladas saíram de Mato Grosso para outros estados brasileiros. “Desta forma, com a perspectiva de uma oferta e demanda ligeiramente menores na safra 2018/19, os estoques finais estão previstos em 190,57 mil toneladas”, diz o instituto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE