O IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) manteve a projeção de oferta e demanda da soja para a safra 2024/25. As atenções dos produtores estão na colheita do milho no Estado e com o ritmo da comercialização de insumos sendo o terceiro mais lento da série histórica do instituto, a incerteza quanto aos cenários de investimento e produtivo para a próxima safra da soja ainda segue no Estado. Desse modo, a expectativa de oferta para a temporada 2024/25 foi mantida em 43,89 milhões de toneladas, acréscimo de 9,86% em relação à safra 23/24.
Sobre as exportações da safra atual, a previsão estatística feita pelo IMEA apontou a manutenção da projeção de 12,61 milhões de toneladas, representando alta de 15,79% em relação ao previsto na safra passada. Já para o consumo da oleaginosa em Mato Grosso, é esperada uma demanda de 12,61 milhões de toneladas, devido à expectativa de maior compra pelas esmagadoras.
Os estoques finais permaneceram projetados em 0,47 milhão de toneladas, alta de 122,26% no comparativo com a temporada passada, concluiu o instituto.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.