sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum: produtores vão conhecer novas pesquisas da soja e a ‘agricultura do amanhã’

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/Keyle Barbosa)

Produtores de Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato e de outras cidades conhecerão, dias 24 e 25, resultados de pesquisas da Fundação Mato Grosso, além de uma vitrine de cultivares de soja – feita com apoio de empresas parceiras (novidade deste ano). São cinco painéis com validação de pesquisas da Fundação e exposição de trabalhos feitos em parceria, como por exemplo, o que é desenvolvido junto ao Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), há 10 anos, sobre análise econômica do efeito da monocultura, sucessão e rotação de culturas em sistema de plantio direto, sobre a produtividade de soja e milho.

Um dos destaque é a entrega de novos resultados de programas de pesquisa desenvolvidos pela Fundação em Manejo de Nematóides (4 anos de pesquisa), Níveis de Adubação no Sistema Soja e Milho Safrinha (06 anos de pesquisa) e Sistema de Rotação de Culturas (11 anos de pesquisa).

A participação é gratuita.  O evento tem início às 7 hs, no Centro de Aprendizagem e Difusão da Fundação MT, localizado às margens da BR 163. As estações com difusão de tecnologia e conhecimentos divididas em: desenvolvimento radicular da soja sobre diferentes plantas de cobertura; variabilidade espacial; manejo de nematóides: efeitos das Coberturas associadas a produtos químicos e biológicos na cultura de soja; níveis de adubação no sistema soja/milho safrinha; a influência das plantas de cobertura no complexo de doenças na cultura de soja; controle químico de doenças na cultura de soja; manejo de mosca branca na cultura de soja – tolerância de cultivares e controle. Além da vitrine de cultivares de soja. À tarde haverá apresentação de dois painéis diferentes por data.

No dia 24, a abordagem é sobre a validação de pesquisa da Fundação MT e análise econômica do efeito da monocultura, sucessão e rotação de culturas em sistema de plantio direto, sobre a produtividade de soja e milho – resultado de 10 anos. E no dia 25, produtos biológicos – teoria e prática e robotização, máquinas, inteligência artificial e inovação – a agricultura do amanhã.

A participação é gratuita.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 90% do plantio de milho em Mato Grosso foi na ‘janela ideal’, aponta IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) analisou, com...

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

O mais recente levantamento, do Senar e o Imea,...

Cotação do bezerro em Mato Grosso tem leve alta

A cotação do boi gordo no Estado ficou na...
PUBLICIDADE