terça-feira, 7/maio/2024
PUBLICIDADE

Município em MT tem 60% de terras irregulares; deputado promete interceder

PUBLICIDADE

|2177|

Dando continuidade à série de visitas a municípios da Baixada Cuiabana, o deputado Guilherme Maluf (PSDB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, esteve no último sábado (11), em Nossa Senhora do Livramento. Durante reunião realizada na sede da Prefeitura, o prefeito Silmar de Souza Gonçalves (PSDB), o “Souza”, o vice-prefeito, Joemi Benedito de Almeida, vereadores e secretários municipais apresentaram ao deputado algumas das principais demandas do município e pediram apoio para solucioná-las.

Segundo o prefeito, mais de 60% das terras de Nossa Senhora do Livramento não são regularizadas, o que gera diversos prejuízos ao município e aos moradores, como a dificuldade de implantação ou ampliação dos serviços públicos e a impossibilidade de acesso a financiamentos habitacionais. “Precisamos regularizar essas terras para que os pequenos produtores possam ter acesso a financiamentos e investir em suas produções, o que fica muito difícil sem a documentação”, relatou.

Para tentar resolver a questão, Guilherme Maluf fará uma consulta ao Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e irá articular a inclusão dos lotes em um projeto de regularização fundiária que será executado com recursos da Assembleia Legislativa.

“Estamos trabalhando na elaboração desse projeto e nossa intenção é entregar 5 mil títulos de propriedade em todo o estado. Agora que sabemos das dificuldades existentes em Nossa Senhora do Livramento, eu e minha equipe vamos nos empenhar para incluir o município no rol dos beneficiados”, assegurou o deputado.

Guilherme Maluf também buscará junto ao governo do estado a resolução de uma demanda que envolve a posse de uma área de 150 hectares. Silmar de Souza afirma que a área foi adquirida pelo governo para ser doada a Nossa Senhora do Livramento, mas o município acabou ficando apenas com 15 hectares, sendo o restante doado para Várzea Grande. “Nós reivindicamos a posse dessa área, pois queremos transformá-la em um distrito industrial, para fortalecer a economia do município”, explicou o prefeito.

Com 70% de sua população residindo na zona rural, o município também enfrenta dificuldades no oferecimento de serviços de saúde. Para amenizar o sofrimento dos moradores, Maluf destinará parte dos recursos de suas emendas parlamentares para aquisição de um ônibus, que funcionará como uma unidade móvel de saúde. “Já estamos trabalhando para viabilizar a aquisição desse ônibus e, assim, facilitar o atendimento dos pacientes nas 96 comunidades rurais existentes no município”, anunciou o deputado.

Durante o encontro, também foi apresentada a necessidade de construção de um reservatório de água. Sobre o assunto, Guilherme Maluf se comprometeu a estudar o projeto e analisar a possibilidade de destinar emenda parlamentar para sua viabilização.

“Tenho carinho especial pelos municípios da Baixada Cuiabana e vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para ajudá-los”, afirmou o deputado.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: Marcos Lopes)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cotação da vaca gorda à vista em Mato Grosso sobe 1%

A maior retenção de bovinos nas propriedades fez com...

Cotação do milho disponível em Mato Grosso tem queda

Assim como a cotação da soja, o milho disponível...

Soja disponível em Mato Grosso cai e média vai a R$ 108

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou, há...
PUBLICIDADE