sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministro anuncia R$ 369 milhões para expansão do Porto de Santos

PUBLICIDADE

|2245|

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, anunciou, nesta quinta-feira, a assinatura do contrato de dragagem de aprofundamento e adequação do acesso ao Porto de Santos. A ordem de serviço para a obra será assinada na próxima semana e a empresa responsável será a Van Oord, vencedora da licitação. A empresa terá 17 meses para conclusão dos serviços, divididos em 6 meses para apresentação do projeto básico e 11 para execução.

Na data escolhida para a comemoração dos 125 anos do Porto, o governo federal divulgou o investimento de R$ 369 milhões no projeto que irá viabilizar o aumento do calado dos canais de acesso, das bacias de evolução e dos berços de atracação do terminal santista.

Para Quintella, as obras e serviços de dragagem serão fundamentais para o aprimoramento do Porto e deverá gerar, de imediato, impacto positivo na cadeia logística. “Ao se ampliar a capacidade de movimentação, teremos a diminuição do custo dos fretes, a ampliação da competitividade em nível nacional, trazendo benefícios que alcançarão, certamente, os consumidores finais”, destacou.

A expectativa é que, após a realização das obras de dragagem, o Porto ofereça mais segurança à navegação, tenha redução do custo de frete, melhore a competitividade dos produtos nacionais e diminua o gasto do Porto com a demurrage (multa cobrada sobre atraso no desembarque de cargas).

O Porto de Santos está em primeiro lugar no ranking de movimentação dos Portos Organizados e transporta um terço dos produtos movimentados no País. Além disso, é o primeiro na movimentação de contêineres, com 3,8 milhões TEUs (seis metros ou 20 pés) em 2015; e na exportação de açúcar e de grãos de soja.

A movimentação acumulada de cargas no Porto de Santos em 2016 atingiu a marca de 113,8 milhões de toneladas, a terceira melhor de toda a série histórica do porto para o período, apenas 5,1% inferior à movimentação recorde verificada em 2015.

As importações registraram volume de 32,4 milhões de toneladas, resultado superior ao acumulado até dezembro de 2015. Já as exportações acumularam 81,4 milhões de toneladas no período. No total, ocorreram 4.723 atracações no ano de 2016.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: divulgação/arquivo)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 90% do plantio de milho em Mato Grosso foi na ‘janela ideal’, aponta IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) analisou, com...

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

O mais recente levantamento, do Senar e o Imea,...

Cotação do bezerro em Mato Grosso tem leve alta

A cotação do boi gordo no Estado ficou na...
PUBLICIDADE