sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministério define calendário de semeadura da soja em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O governo federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou hoje, no Diário Oficial da União, uma portaria que estabelece os calendários de semeadura de soja referente à safra 2021/2022, que deverão ser seguidos pelos estados produtores em todo o país. 

A medida fitossanitária, implementada no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), visa racionalizar o número de aplicação de fungicidas e reduzir os riscos de desenvolvimento de resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi às moléculas químicas utilizadas no controle desta praga. 

Conforme a portaria, em Mato Grosso o plantio de soja pode ser realizado a partir de 16 de setembro de 2021, podendo seguir até 3 de fevereiro de 2022. Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) a decisão atende a um anseio dos produtores do Estado. 

“Esta portaria do Mapa é uma grande conquista para o produtor de soja do Estado, já que a calendarização anterior estabelecida em 2015, não representava a realidade prática vivida pelo produtor no campo, o que foi comprovado cientificamente, inclusive mostrando uma sanidade e uma qualidade melhor do grão, quando plantado para semente em fevereiro”, afirmou Fernando Cadore, presidente da Aprosoja-MT. 

O calendário de semeadura da soja que, até o momento, era estabelecido somente nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Tocantins, passou a ser obrigatória também, a partir desta safra, nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e São Paulo, totalizando 20 unidades da federação com período determinado para início e final do plantio. 

Os calendários foram estabelecidos a partir das sugestões de Agências Estaduais de Defesa Agropecuária e do Zoneamento Agrícola de Risco Climático, ajustados em função das condições peculiares de cada região produtora.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço do farelo de soja em Mato Grosso sobe 2,6%

O preço do farelo de soja disponível no Estado...

Mais de 90% do plantio de milho em Mato Grosso foi na ‘janela ideal’, aponta IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) analisou, com...

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

O mais recente levantamento, do Senar e o Imea,...
PUBLICIDADE