PUBLICIDADE

Ministério altera cronograma da vacinação do gado contra aftosa; 1ª etapa em MT é em maio

PUBLICIDADE
Só Notícias

O ministério da Agricultura e Pecuária alterou as etapas de vacinação contra a febre aftosa para garantir a oferta de vacina e equacionar a demanda com o cronograma de produção da indústria. A primeira etapa, em maio, será para animais jovens, de até 24 meses. A segunda, em novembro, vai imunizar os animais de todas as idades.

Para o coordenador de Sanidade Animal do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA), Felipe Peixoto, Mato Grosso já vacinava desta forma até 2016 e, em 2017, houve a inversão do calendário, mas por solicitação do setor produtivo.

A decisão foi tomada em acordo com Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal. Além de Mato Grosso, o Departamento de Saúde Animal definiu pela inversão das estratégias de vacinação nos demais Estados do bloco IV do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Os pecuaristas que comunicarem ao INDEA a vacinação dos bovinos e bubalinos até dois anos de idade terão suas fazendas consideradas adimplente.

Animais acima de 24 meses, com histórico de vacinação nas etapas anteriores, poderão ser movimentados normalmente e sem a necessidade de vacinação no destino quando se tratar de propriedades localizadas em outros Estados que praticam a vacinação e que não compõem o bloco IV.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE