quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Milhocultores mato-grossenses exportam menos em 2018, diz Imea

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Pedro Ribas)

Os milhocultores do Estado terminaram 2018 exportando menos. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), com base em dados do Ministério do Comércio Exterior (Mdic), houve recuo de 7,23% nas exportações estaduais, que chegaram a 16,9 milhões de toneladas.

Para o Imea, o resultado se deu em decorrência da menor produção na safra 2017/18 e das imprevisibilidades quanto ao frete rodoviário, “que acabaram por estender a janela de exportação da soja”. Os analistas apontam, no entanto, que, apesar de em 2018 ter-se exportado menos, a valorização do dólar e nas cotações do cereal na Cme-Group, “colaboraram para melhores preços ofertados ao produtor no mercado externo”.

O Imea avalia que analisar os embarques nos primeiros meses de 2019 será importante “para dimensionar o desempenho da demanda do cereal de Mato Grosso na safra 2017/18, além de um sinalizador para os preços do mercado interno”.

Conforme o Mdic, em 2018, as exportações do milho brasileiro tiveram um volume de 23,54 milhões de toneladas (redução de 19%). Do total embarcado, a participação de Mato Grosso foi de 72,01%.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Paridade das exportações de algodão de Mato Grosso tem queda 1%

As paridades de exportação de julho e dezembro deste...

Concluído plantio de milho em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou que a...
PUBLICIDADE