PUBLICIDADE

Milho: Imea prevê queda na produção, produtividade e área em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A primeira estimativa para a safra 2017/18 de milho, divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apresentou um panorama revisado em relação ao que foi visto na safra 2016/17, trazendo expectativa de redução na área destinada ao cereal e na produtividade média do Estado, impactando diretamente na perspectiva da produção do milho mato-grossense.

Segundo o instituto, os baixos preços da safra 2016/17 pagos ao produtor mato-grossense não “animam” a destinação de áreas para o cultivo do cereal na segunda safra do Estado. Conforme os analistas, o baixo volume pluviométrico registrado nos últimos meses e os atrasos na semeadura da soja também estão gerando preocupações em relação aos impactos que podem ocasionar na janela ideal da semeadura do milho.

Diante de tal cenário, o Imea aponta que a previsão é uma redução na área destinada ao cereal em 10,34%, totalizando 4,25 milhões de hectares de milho sejam semeados no Estado. O Imea ainda cita outra variável. “O custo alto de produção e o baixo preço do cereal também está pesando no bolso do produtor mato-grossense, que pode reduzir os investimentos em tecnologia na nova safra nesse momento de incertezas climáticas”.

Com isso, o instituto acredita que a produtividade das lavouras mato-grossenses pode apresentar recuo de 9,37% frente a safra anterior, ficando estimada em 97,06 sc/ha. Caso as estimativas se confirmem, é aguardado que a produtividade da região Médio-Norte, maior produtora de grãos do Estado, fique em 99 sc/ha, exibindo recuo de 9,17% em relação à safra 2016/17.

Região com menor atraso na semeadura da soja, até o momento, é esperado que a Oeste apresente a maior produtividade média do Estado, de 103 sc/ha, ainda assim, com redução de 9,65% frente a safra anterior. Já a Sudeste pode apresentar o maior recuo produtivo do Estado, com 12,60%, com uma média de 95 sc/ha (é a região com maior atraso na semeadura da soja até agora).

Segundo o Imea, com a redução nas estimativas de área cultivada e produtividade no Estado, a primeira estimativa para a produção mato-grossense de milho na safra 2017/18 fica aguardada em 24,74 milhões de toneladas, sendo prevista uma redução de 18,75% em relação à safra anterior.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE