PUBLICIDADE

Mato Grosso vacinou mais de 90% do rebanho contra a febre aftosa, diz Indea

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A etapa de maio de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso imunizou mais de 30 milhões de bovinos e bubalinos, o que corresponde a 99,67% do rebanho no Estado. É obrigatória nesta etapa a vacinação de animais de todas as idades, exceto na microrregião do Baixo Pantanal Mato-grossense e a zona de bloco I do plano estratégico para suspensão da vacinação.

De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), a população de bovinos e bubalinos em Mato Grosso alcançou mais de 31 milhões cabeças e, desde 2005, as etapas de vacinação têm alcançado índices superiores a 99% e homogeneidade entre as regiões. A baixa inadimplência, na etapa de maio ocorreu devido ao forte trabalho de divulgação, educação sanitária e fiscalização.

Durante o período da etapa de vacinação, devido às medidas de biossegurança, o Indea suspendeu as vacinações fiscalizadas eletivas, mantendo apenas a fiscalização em caos de maior necessidade. Foram fiscalizados 334 estabelecimentos rurais e mais de 33,3 mil bovinos.

Atualmente, Mato Grosso é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação, condição constantemente comprovada pelas ações de vigilância veterinária e inquéritos epidemiológicos realizados pelo Indea e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE