PUBLICIDADE

Mato Grosso terá maior área semeada com algodão, estima Imea

PUBLICIDADE

|2566|

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apresentou a segunda estimativa da safra 2016/17 de algodão e trouxe novas perspectivas para a safra que se aproxima, tanto em relação a área destinada à fibra quanto na expectativa de produtividade. Segundo o relatório, o panorama inicial para a área semeada no Estado era de 600 mil hectares. Agora, neste novo levantamento, a expectativa é de 617,2 mil hectares.

Segundo o Imea, 83,4 mil hectares devem ser destinados a cultura em primeira safra e 533,8 mil hectares em segunda safra, aumento de 0,9% em relação à safra 2015/16.  “Ao avaliar-se cada período separadamente, pode-se observar que novamente haverá uma redução na área de primeira safra, projetada na ordem de 14,1%. Já para a área de segunda safra o efeito foi inverso, com aumento de 3,7%”. Ambas projeções foram comparadas à safra 15/16.

O instituto estimou também produtividade média em 268,4@/ha de algodão em caroço para o Estado, com destaque para a região Oeste, onde são estimadas 272,6@/ha de algodão em caroço. Para os especialistas, tal previsão está baseada no sentimento dos produtores com relação à safra, fundamentado na melhor janela de semeadura de grande parte do algodão segunda safra proporcionada pela colheita da soja, e nas previsões climáticas para os próximos meses.

O Imea aponta que Estado deve produzir 2,48 milhões de toneladas de algodão em caroço e 986,6 mil toneladas de pluma, aumento de 15,1% e 12,5% em relação à safra passada, respectivamente. “Convém salientar que, este levantamento transcreve o cenário atual de perspectivas para safra que se desenvolve no campo, assim, a confirmação das previsões climáticas para os próximos meses é de fundamental importância para o desenvolvimento pleno da cultura”, alerta o instituto.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: assessoria/arquivo)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Chuvas irregulares preocupam sojicultores em Mato Grosso, diz instituto

As chuvas no Estado tiveram irregularidade, nos últimos 30...

Arroba do boi gordo em Mato Grosso sobe 1 1,6%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, esta...

Soja disponível em Mato Grosso cai 0,40%

A saca da soja disponível teve queda de 0,40%,...
PUBLICIDADE