PUBLICIDADE

Mato Grosso tem aumento de 5% nas exportações e países comunistas são destinos preferidos

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: arquivo/assessoria)

Mesmo após as rusgas e guerra de palavras do governo Jair Bolsonaro contra os chineses, a China continua sendo o principal parceiro comercial de Mato Grosso, respondendo por 34% das vendas externas realizadas no estado no primeiro trimestre do ano, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). O valor de venda aumentou em 5% em relação ao mesmo período do ano passado e já soma U$ 1,3 bilhão, o que representa um ganho de U$ 65 milhões na mesma comparação.

Os demais parceiros comerciais de Mato Grosso não chegam a 5% de participação individual no bolo. A Espanha reduziu as compras em 10% na comparação trimestral, mas é o segundo destino dos produtos mato-grossenses com 4,9%. O Vietnã deu um salto de 70% no volume de compras e aparece com 4,7% da participação empatado com a Holanda, que reduziu as compras. O top 5 dos parceiros termina com o Irã, que reduziu as compras em 44%.

Ao todo, Mato Grosso já exportou U$ 3,8 bilhões e mostra um avanço de 5,8% em relação ao primeiro trimestre de 2018. Apesar de a balança comercial ser favorável a Mato Grosso, o superávit diminuiu levemente para U$ 3,41 bilhões. No mesmo período do ano passado o salto era de U$ 3,43 bilhões. A diferença se dá pelo aumento na importação, que cresceu 104% no período, saltando de U$ 228 milhões para U$ 467.

A soja, em todas as formas, é responsável por mais de 60% das vendas, seguidas do milho (19%), algodão (8,2%) e da carne (6,8%). A venda do ouro teve uma variação positiva de 77% e chegou a U$ 50 milhões e alcançou participação de 1,3% no bolo comercial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE