A semeadura da soja da safra 2025/26 em Mato Grosso, está se aproximando e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, no boletim semanal, que aumentaram as incertezas quanto ao comportamento das precipitações no Estado. A projeção do Australian Bureau of Meteorology (BoM) indicou neutralidade do fenômeno Enso nos próximos meses. Em anos neutros, é comum observar bons volumes de chuva, com distribuição mais regular, o que pode ser favorável ao cultivo de soja no Estado.
Além disso, o satélite NOAA estimou a média das anomalias de precipitação do modelo NMME (mm/dia). As previsões indicam que, em setembro e outubro, as chuvas devem ocorrer acima da média histórica em grande parte do Estado, o que, se confirmado, favorecerá o desenvolvimento inicial da soja
O IMEA informa que o vazio sanitário da soja se encerra em 7 de setembro, conforme o ministério da Agricultura. No entanto, para que os produtores iniciem a semeadura, é necessário que o solo tenha recebido pelo menos 10 milímetros de chuva acumulada, garantindo umidade suficiente para a germinação.
Por fim, o IMEA projeta que a área de soja será de 13,08 milhões de hectare, alta de 1,67% ante a safra passada.