Mato Grosso chegou a setembro com um saldo positivo de U$ 14,3 bilhões na balança comercial. O saldo é o resultado de U$ 15,4 bilhões de exportação deduzidos pouco mais de U$ 1 bilhão de importação. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e se referem aos oito primeiros meses de 2018.
O superávit é de quase U$ 4 bilhões em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de U$ 10,5 bilhões para o período. O crescimento de 32,3% no valor de exportação e a queda de 8,6% nas importações ajudam a justificar o saldo.
A soja continua sendo o principal produto de exportação mato-grossense respondendo por mais de 61% das vendas ao exterior, seguida do milho com 28% da participação e da carne com 5,1% da fatia. Algodão, com 2,5% das vendas aparece na sequência.
A China e o principal destino dos produtos estaduais, comprando 31% da produção exportada. O Irã aumentou a participação em 463% e agora é o segundo maior comprador de Mato Grosso, com 24%, seguido de Holanda (5,1%), Tailândia (4,6%) e Espanha (4%).