PUBLICIDADE

Mato Grosso está perto de finalizar plantio de arroz e previsão de aumento é mantida

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Haillyn Heiviny/assessoria/arquivo)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) manteve a previsão de aumento na produção de arroz em Mato Grosso. De acordo com a autarquia federal, a estimativa é de que o Estado 408 mil toneladas do cereal na atual safra, 0,9% a mais que na temporada anterior.

Em seu quarto boletim de safra, a Conab detalhou que, em Mato Grosso, a semeadura do arroz atingiu 55% até o final de dezembro, “com relatos de atraso, além do replantio pontual nas regiões Médio-Norte e Norte do Estado decorrente da escassez de chuvas”. A expectativa, segundo a companhia, é que a semeadura seja finalizada este mês.

“Em termos de área cultivada, a maior concorrência por espaço com a soja e clima adverso não prejudicou o incremento do cultivo do cereal, que cresceu 4,3% em âmbito estadual, saindo de 118,7 mil hectares na safra 2019/20 para 123,8 mil hectares na atual. Os bons preços atribuídos ao arroz é o principal fator de atratividade para a cultura”, destacou a autarquia.

Ainda conforme a Conab, em regiões com maiores áreas de abertura e reforma de pastagem, tais como o Araguaia, houve aumento na área destinada à cultura. Em contrapartida, houve recuo “em menor magnitude nas regiões Norte e Médio-Norte devido ao registro de mais casos de replantio”.

De acordo com o levantamento da Conab, a produtividade média deverá ter queda de 3,2%, atingindo rendimento de 3,2 mil quilos por hectare.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE