PUBLICIDADE

Mato Grosso é “pouco dependente” dos Estados Unidos na exportação de carne, aponta IMEA

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Os Estados Unidos aumentam a tarifa em 50% para importações de carne bovina brasileira e se a medida for mantida para vigorar a partir do próximo dia 1°, as importações de produtos brasileiros somarão 76% de impostos. Os Estados Unidos são o 2º maior comprador de carne bovina do Brasil, representando 13,69% do volume total exportado no 1º semestre, informa o IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária).

Em relação a Mato Grosso, 7,20% das exportações no primeiro semestre foram destinadas ao mercado americano. A China liderou comprando 49,5% da carne de Mato Grosso. Apesar das tarifas adicionais, Mato Grosso é pouco dependente dos Estados Unidos, já que conta com um mercado externo bem diversificado, o que cria a possibilidade de redirecionamento para países que já importam carne bovina, reduzindo os impactos da retração nos envios ao mercado norte-americano.

Os Estados Unidos, por sua vez, contam com cerca de 30% das importações totais sendo oriundas do Brasil, dessa forma, eles precisariam redirecionar a compra para países como Austrália, Argentina e Uruguai, países que, em geral, possuem preços acimas dos do Brasil.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carretas se envolvem em colisão na BR-163 em Sorriso

O acidente envolvendo duas carretas Iveco e Volvo foi,...

GAECO prende em Mato Grosso investigado na operação Cruciatus de Rondônia

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado...

Aeroporto de Sinop tem semestre com 217 mil embarques e desembarques; 10% de aumento

Aeroporto João Batista Figueiredo de Sinop fechou o primeiro...
PUBLICIDADE