Os Estados Unidos aumentam a tarifa em 50% para importações de carne bovina brasileira e se a medida for mantida para vigorar a partir do próximo dia 1°, as importações de produtos brasileiros somarão 76% de impostos. Os Estados Unidos são o 2º maior comprador de carne bovina do Brasil, representando 13,69% do volume total exportado no 1º semestre, informa o IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária).
Em relação a Mato Grosso, 7,20% das exportações no primeiro semestre foram destinadas ao mercado americano. A China liderou comprando 49,5% da carne de Mato Grosso. Apesar das tarifas adicionais, Mato Grosso é pouco dependente dos Estados Unidos, já que conta com um mercado externo bem diversificado, o que cria a possibilidade de redirecionamento para países que já importam carne bovina, reduzindo os impactos da retração nos envios ao mercado norte-americano.
Os Estados Unidos, por sua vez, contam com cerca de 30% das importações totais sendo oriundas do Brasil, dessa forma, eles precisariam redirecionar a compra para países como Austrália, Argentina e Uruguai, países que, em geral, possuem preços acimas dos do Brasil.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.