PUBLICIDADE

Mato Grosso diminui 33% da área plantada mas segue como maior produtor de girassol do país

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

O cultivo de girassol deverá perder espaço na safra 2019/2020. A previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de que a área destinada ao cultivo da cultura no Estado sofra uma retração de 33,7%, passando de 38 mil hectares, registrados na safra anterior, para 25,2 mil hectares.

“A cultura perdeu muito espaço nesta temporada, tendo em vista a concorrência, no momento da opção pela cultura, com o milho e o algodão segunda safra, que apresentavam maior rentabilidade e maior difusão e facilidade na comercialização”, disse a companhia no 8º Levantamento da Safra de Grãos.

Com a diminuição na área plantada, a previsão da Conab é de que a produção mato-grossense de girassol diminua 35,1%, passando de 60 mil para 39,4 mil toneladas. Ainda assim, o Estado deve seguir como maior produtor da cultura. Goiás aparece em segundo, com previsão de produzir 31,4 mil toneladas (15,8% a menos que na safra anterior).

Em Mato Grosso, segundo a companhia, há expectativa também de queda de até 2,1% na produtividade, que deve ficar em 1.563 quilos por hectare. O órgão ainda faz um alerta. “O desenvolvimento das lavouras tem sido excelente no Médio-Norte, porém o alerta está aceso para a região Oeste, onde se concentra a maior parte das áreas e que vislumbra a possibilidade de eventuais perdas”.

No Estado, o plantio do girassol foi encerrado em março e, atualmente, as lavouras estão em fase reprodutiva, segundo a Conab.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Soja disponível em Mato Grosso fecha o ano com queda de 3,3% no preço

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou, há...

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...
PUBLICIDADE