O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária – Imea- divulgou na última semana os custos para a produção do milho de alta tecnologia da safra 18/19 em Mato Grosso, referentes a o mês de maio. Diante disso, o custo operacional exibiu R$ 2.309,50 por hectare, o que representa um acréscimo de 0,55% em relação à última divulgação. Dentre os fatores que mais causaram impacto nos custos do mês de maio, se destacam os defensivos e
os macronutrientes, que exibiram crescimento de 2,23 %, e 0,40%, respectivamente. Este aumento foi influenciado, principalmente, pela valorização do dólar ante o real, em consequência tanto do aumento da taxa de juros e inflação norte-americana, quanto dos embates comerciais entre a China e os EUA’.
O Imea conclui: “assim, diante da alta do dólar nos últimos meses, é importante estar atento quanto aos seus impactos no custo de produção, visto que o Brasil está próximo do período das eleições e que, diante das incertezas, ainda pode dar continuidade à volatilidade da taxa de câmbio”.