Agronotícias

Mato Grosso aumenta 15,9% volume de soja vendida para o exterior

As exportações de soja, mês passado, foram recordes com cerca de 11,64 milhões de toneladas exportadas pelo país e 3,16 milhões de toneladas saíram de Mato Grosso. A nível nacional cresceu expressivos 139,29% e o volume de Mato Grosso é 15,93% maior ante os embarques de fevereiro, informa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).

“O acumulado das exportações de Mato Grosso no primeiro trimestre é de 6,24 milhões de toneladas, acompanhando o mesmo ritmo de 2019, quando havia exportado 6,52 milhões de toneladas no mesmo período. O alto patamar do dólar vem resultando em um preço mais atrativo da soja brasileira ao mercado internacional, além de que a colheita se encaminha para a reta final em Mato Grosso, evidenciando uma alta oferta do produto”, analisa o instituto.

“Com isso, espera-se que os embarques permaneçam fortes neste ano, porém vale lembrar que a China e os Estados Unidos possuem um acordo assinado, o que pode modificar esse cenário caso a China volte suas atenções à soja norte-americana nos próximos meses”, conclui.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)