PUBLICIDADE

Maggi confirma retirada da saponina da vacina contra aftosa

PUBLICIDADE

A saponina deverá deixar de ser um dos componentes da vacina contra a febre aftosa, informou o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Essa é uma das medidas a serem adotadas para evitar a formação de abcessos após vacinação dos animais. Segundo ele, as doses também serão reduzidas de 5ml para 2,5ml. Maggi visitou o município mato-grossense acompanhando o presidente Michel Temer na inauguração da primeira usina de etanol de milho do país e na abertura da colheita do algodão.

A discussão sobre a retirada da saponina se intensificou após o fechamento do mercado norte-americano à importação de carne de gado in natura, em razão da existência de abcessos, além de pedaços de osso encontrados na parte dianteira dos animais.

“Não é uma questão de saúde humana, mas de apresentação. O Brasil é livre de aftosa com vacinação, o que significa que não podemos exportar para um país livre sem vacinação qualquer tipo de carne com osso”. Trata-se de medida preventiva, já que na hipótese de ocorrência da doença, o vírus poderia resistir nos ossos por meses.

Maggi disse que está “tudo sendo arrumado para voltar em breve ao mercado dos Estados Unidos” e que houve convite para uma inspeção veterinária de técnicos norte-americanos ao país, o que deverá acontecer até o fim deste mês.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Chuvas irregulares preocupam sojicultores em Mato Grosso, diz instituto

As chuvas no Estado tiveram irregularidade, nos últimos 30...

Arroba do boi gordo em Mato Grosso sobe 1 1,6%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, esta...

Soja disponível em Mato Grosso cai 0,40%

A saca da soja disponível teve queda de 0,40%,...
PUBLICIDADE