quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Logística, dólar e incidência de mosca branca preocupam produtores de soja em Sorriso

PUBLICIDADE

|2498|

A colheita da soja mal começou em Sorriso e os produtores já estão preocupados. Isso porque o aparecimento da mosca branca em várias lavouras acendeu o sinal de alerta para o setor produtivo, que teme outra quebra na safra (no ano passado a diminuição se deu em razão das adversidades climáticas). “Depois das chuvas nos últimos dias a mosca branca se mostrou bastante agressiva. Todos estão reclamando e comprando mais defensivos do que o programado anteriormente”, explicou, ao Só Notícias/Agronotícias, o presidente do Sindicato Rural, Luimar Gemmi.

Segundo ele, a perspectiva dos produtores é que se tenha uma diminuição da mosca branca nos próximos dias. Caso contrário, o temor é que, após a colheita, se note uma redução nos índices de produtividade. “A presença desta praga é preocupante porque o dano só vai aparecer na colheita. Quando há incidência da mosca, o grão fica menor e não tem o peso que deveria. Talvez com uma aplicação maior de defensivos, se possa notar uma redução a partir da semana que vem”.

O aumento de custos na atual safra é apontado por Luimar como outro fator de insatisfação para os produtores. Ele explicou que em relação à safra passada, houve elevação de 20% nos insumos, alta ocasionada, conforme ele, principalmente pela logística e variação do dólar (relação entre primeiro semestre de 2015 e primeiro semestre de 2016). “O custo com logística está acima do ano passado e o dólar influenciou no preço da matéria-prima”.

De acordo com Gemmi, Sorriso deve plantar 600 mil hectares de soja. A previsão é de uma produtividade de 55 sacas por hectare, com alguns talhões passando de 60 sacas por hectare. No total, a expectativa é que sejam produzidas 33 milhões de sacas da oleaginosa. 

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: assessoria/arquivo)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

O mais recente levantamento, do Senar e o Imea,...

Cotação do bezerro em Mato Grosso tem leve alta

A cotação do boi gordo no Estado ficou na...

Preço do milho em Mato Grosso sobe 1,8% e média vai a R$ 34, diz instituto

A cotação do milho no Estado aumentou 1,89%, semana...
PUBLICIDADE