quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Leitão critica letra de escola de samba sobre o agronegócio

PUBLICIDADE

|1449|

O futuro presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), que toma posse em fevereiro, está preocupado com a desinformação demonstrada pela escola de samba Imperatriz Leopoldinense, que pretende levar críticas ao agronegócio para a avenida Marquês de Sapucaí, no carnaval carioca. “Trata-se de preconceito que leva à cegueira. A agropecuária brasileira, hoje, é respeitada e invejada no mundo inteiro. Quantos países gostariam de ter a produção e a produtividade que nós temos”, afirmou Leitão.

Para o deputado, muitas vezes, pessoas de boa-fé propagam clichês e chavões sem terem um conhecimento mínimo do assunto. No entanto, “como o financiamento das escolas de samba é movido a patrocínios, pode ser que a motivação do enredo não seja, assim, tão inocente”.

Intitulado “Xingu – O Clamor que Vem da Floresta”, o samba-enredo faz uma homenagem ao Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso, e insinua que a destruição da natureza está ligada à produção do agronegócio. Entre as alas da escola, as que merecem críticas, segundo Leitão, são a “Fazendeiros e Seus Agrotóxicos” e a “Pragas e Doenças”. A letra do samba-enredo da Imperatriz neste ano diz que “o belo monstro rouba as terras dos seus filhos, devora as matas e seca os rios”.

Nilson Leitão defende a liberdade de criação artística dos carnavalescos. No entanto, não admite a divulgação de ideias erradas sobre a atividade agropecuária. “A mensagem que passam é a de que o produtor rural não está preocupado com a saúde da população, o que é um absurdo. Somos severamente fiscalizados e cumprimos as regras estabelecidas. Nossa produção é exportada para todos os continentes do mundo. E os países importadores não comprariam nossos produtos se eles não fossem rigorosamente certificados. Além disso, se o produtor aplicasse defensivos sem critérios, ele estaria jogando dinheiro fora”, argumentou.

O parlamentar lembra que os avanços tecnológicos das últimas décadas têm permitido uma produção agropecuária cada vez mais sustentável. Segundo Nilson Leitão, o agronegócio respeita normas rigorosas a fim de garantir a preservação do meio ambiente, as espécies nativas e as terras indígenas. “O Brasil tem 61% do seu território intocado, constituídos de matas nativas. Esse é um dado que quase ninguém conhece e mereceria ser ressaltado numa festa com a visibilidade mundial do Carnaval do Rio de Janeiro”, sugeriu Nilson Leitão.

As informaçõe são da assessoria da FPA. 

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: assessoria/arquivo)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Custos das produções agropecuárias em Mato Grosso diminuem

As despesas para a produção da safra 2024/25 tiveram...

Cai diferencial de base do preço do boi de Mato Grosso em relação ao de SP

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que...

Levantamento indica 135 sacas/hectare de milho em MT para pagar custeio, diz IMEA

De acordo com os dados do projeto Acapa-MT (Acompanhamento...

Esmagamento de soja sobe 10% em Mato Grosso e volume é recorde

O esmagamento da soja em Mato Grosso atingiu novo...
PUBLICIDADE