PUBLICIDADE

Laboratório para verificação de umidade de grãos em MT dará mais segurança na comercialização, diz secretário

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O laboratório de verificação de medidores de umidade de grãos, que foi inaugurado, esta manhã, pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem), vinculado à secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) vai trazer segurança nas relações comerciais “porque os equipamentos aferidos terão um selo do Ipem e o produtor rural vai confiar na medição. Esse tipo de iniciativa deve ser incentivado, é isso que faz Mato Grosso mais forte e cada vez melhor”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda,

No local, serão realizadas das aferições dos aparelhos utilizados para verificação da umidade dos grãos de soja, milho e outras commodities agrícolas. O laboratório será coordenado pelo Ipem e contou com a parceria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e da empresa Motomco, que comercializa medidores de umidade de grãos, para ser viabilizado.

O diretor da Aprosoja, Jorge Diogo Giacomelli, explicou que neste ano houve demandas dos produtores rurais durante a safra de milho em relação à confiabilidade dos medidores utilizados pelas empresas. “Conversamos com o Ipem sobre como viabilizar este laboratório, fechamos parceria com a Motomco, que é uma empresa com quem já trabalhamos no programa Classificador Legal, e graças ao empenho de todos conseguimos colocar aqui esta unidade que será referência no Centro Oeste e no Brasil. Estamos muito felizes com a parceria que trará grandes benefícios para o produtor rural”, afirmou.

O presidente do Ipem, Bento Bezerra, ressaltou que o laboratório não fará a medição da umidade de grãos, mas irá aferir se os equipamentos estão dentro das normas do Inmetro. “Os medidores devem estar de acordo com as normas do Inmetro estabelecidas na portaria, que preconizam que todos os aparelhos devem ter segurança nas informações de leitura e dificultar ao máximo a violação do interior, entre outros pontos”, disse.

“O agro vai fazer a diferença no Brasil nos próximos anos e um laboratório como este em Mato Grosso é muito importante para o setor. Estamos aqui hoje trocando experiências com o Ipem MT e aprendendo também, porque vamos implantar um laboratório em São Paulo”, disse Gambarone, presidente do Ipem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE