PUBLICIDADE

Indea promove curso para formar novos fiscais agropecuários

PUBLICIDADE

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) realizará um curso de formação de auditores em propriedades rurais integrantes do Sistema de identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), entre os dias 25 e 29 de setembro, em Juscimeira (160 km de Cuiabá). A ideia é formar 25 novos auditores para atuarem em Mato Grosso ainda este ano.

O treinamento direcionado aos médicos veterinários do Indea será ministrado pelos coordenadores do Sisbov do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de Cuiabá de modo que a execução das auditorias seja aprimorada e o tempo de resposta entre a solicitação do produtor e a auditoria da propriedade seja reduzido. Este curso também conta com apoio do Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa).

Segundo o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, a iniciativa é resultado de uma antiga demanda do órgão junto ao Mapa para aumentar o número de auditores em Mato Grosso. “Esta capacitação de Fiscais Agropecuários para auditoria em propriedades Sisbov atende a uma demanda de todo o setor produtivo que necessitava de mais profissionais para qualificar os serviços, diminuindo assim o tempo de resposta, além da questão da habilitação das propriedades à exportação para a União Europeia. Vale ressaltar que Mato Grosso é líder em propriedades aptas a exportar para a União Europeia, mercado que paga o maior valor agregado à carne bovina brasileira”, conta Nolasco.

Conforme o presidente, os auditores também poderão realizar auditorias para determinar quais das propriedades já participantes da lista mantêm o atendimento às normas do sistema.

O Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) permite o controle de rastreabilidade do processo produtivo em propriedades rurais. A base de dados do Sisbov informa sobre bovinos e bubalinos no Brasil, porém a adesão ao sistema não é obrigatória.

O sistema é de adesão voluntária, mas existe a obrigatoriedade de adesão para a comercialização aos mercados que exijam a rastreabilidade, como é o caso da União Europeia. Mato Grosso possui aproximadamente 450 propriedades ERAS (estabelecimento rural aprovado) certificadas e aprovadas a exportar para a União Europeia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE