quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Imea vislumbra cenário “mais promissor” para cadeia leiteira mato-grossense em 2017

PUBLICIDADE

|2408|

O ano de 2017 deverá ser de bons resultados para a cadeia leiteira no Estado. A previsão é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que acredita em um cenário antagônico nos primeiros meses, ao passo que, “conforme a demanda apresente melhora e a oferta se ajuste no decorrer do ano, vislumbra-se um cenário mais promissor, no qual todos os elos podem ser beneficiados”.

Segundo o instituto, as expectativas se apresentam mais animadoras, em relação ao começo de 2016. A justificativa são os preços mais atrativos nas comercializações entre os países no leilão GDT (Global Dairy Trade), e o início da recuperação do setor lácteo em nível mundial. O Imea cita ainda que, no que tange à produção brasileira, “espera-se que as chuvas para esta safra sejam regulares, favorecendo a produção no campo e, desta forma, não estão descartados recuos nos preços pagos aos produtores no início do ano”.

Por outro lado, destaca o instituto, projeta-se de igual modo uma boa safra de grãos e, caso isto ocorra, “o produtor poderá encontrar preços acessíveis para suplementar o rebanho, principalmente no segundo semestre, com o andamento da segunda safra de milho”. Para o Imea, um fator preocupante, no entanto, é a retomada do crescimento econômico, uma vez que as projeções do Produto Interno Bruto (PIB), segundo o relatório Focus para 2017, é de um crescimento de 0,70% frente a 2016. “Assim fica o impasse sobre a reação da demanda no setor lácteo”. 

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: Alcides Okubo Filho/assessoria/Embrapa)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

O mais recente levantamento, do Senar e o Imea,...

Cotação do bezerro em Mato Grosso tem leve alta

A cotação do boi gordo no Estado ficou na...

Preço do milho em Mato Grosso sobe 1,8% e média vai a R$ 34, diz instituto

A cotação do milho no Estado aumentou 1,89%, semana...
PUBLICIDADE