Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis com apoio de policiais civis e militares embargaram uma área de 1.100 hectares de uma propriedade rural em Juara (294 quilômetros de Sinop). Além disso, aplicaram multa de R$ 1,1 milhão durante operação de combate ao desmatamento ilegal. A ação ocorreu na última sexta-feira, mas as informações só foram divulgadas pela assessoria, esta manhã.
De acordo com Ibama, foram aprendidos cinco tratores usados para o desmate ilegal. No local, também foi encontrado um correntão – que é ligado a dois tratores para fazer a derrubada das árvores – para transformar área de cerrado em lavoura sem autorização. Além da derrubada ilegal da vegetação, o correntão causa danos graves à fauna silvestre ao impossibilitar a fuga de animais.
A equipe de fiscalização constatou que a propriedade não possuía Cadastro Ambiental Rural (CAR) nem licenciamento ambiental para a atividade. Os maquinários e as correntes serão encaminhadas à Unidade Técnica do Ibama em Juína.
Não foi confirmado se houve prisão.