PUBLICIDADE

Grupo técnico inicia plano de preservação de florestas

PUBLICIDADE

O conceito de conectividade vai permear a política de Corredores Ecológicos desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A primeira reunião do Comitê e Grupo Técnico do Programa Conectividade de Paisagens – Corredores Ecológicos foi realizada nesta terça-feira, em Brasília. O grupo foi instituído por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União.

Para o secretário de Biodiversidade, José Pedro Costa, a ideia de conectividade, na qual flora e fauna possam se adaptar às mudanças climáticas, é crucial para salvar as espécies e evitar que o clima se modifique ainda mais, a partir de replantios, da segmentação de carbono e da produção de água. “Não estamos falando de um projeto ou programa, mas de uma visão de mundo que se propõe a ser integradora de ações”, afirmou.

José Pedro Costa explicou que o trabalho de conectividade já acontecia, mas agora passa a ser oficialmente assumido pelo MMA. “Consta inclusive da própria lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, de 2000. Mas houve a decisão para que seja trabalhado de forma mais ampla, envolvendo, inclusive, outros ministérios”, explicou o secretário de Biodiversidade.

Para o secretário de Mudança do Clima e Florestas, Everton Lucero, a iniciativa é muito bem-vinda porque vai ajudar a levar adiante a implementação dos compromissos assumidos pelo governo brasileiro no Acordo de Paris. “Definirmos junto a eles a preservação da biodiversidade e a interconexão pelos corredores ecológicos é algo que vai multiplicar frutos e benefícios para a política ambiental brasileira”, afirmou Lucero.

 

O Programa Corredores Ecológicos é uma estratégia para a gestão da paisagem no Brasil ao integrar as políticas públicas do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) com a implementação do Código Florestal.

A medida ordena as áreas de florestas e de conservação em propriedades privadas e gera a conectividade desejada com áreas públicas protegidas, em harmonia com o setor agrícola e florestal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE