quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Governo quer parceria com setor produtivo para escola modelo em MT

PUBLICIDADE

|2227|

O governador Pedro Taques propôs uma parceria com a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) no custeio da elaboração do projeto da escola modelo, que faz parte do programa Pró-Escolas realizado pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).

O secretário adjunto de Obras da Seduc, Alan Porto, apresentou aos representantes das Associações, a importância do projeto modelo das escolas que serão construídas pelo executivo. “Este é um projeto inovador e único no Brasil, trata-se de proporcionar uma forma diferenciada de construção e aprendizagem. A parte arquitetônica e pedagógica que a escola irá oferecer aos alunos será o grande diferencial deste modelo.”, afirmou.

O modelo conta com 18 salas em formato hexagonal para facilitar acústica, com ventilação e iluminação natural. A escola terá espaços integrados como laboratórios, ginásio e biblioteca, além de ser totalmente sustentável, com construção recuada, calçadas amplas e arborizadas, sistema de reaproveitamento de água e placas solares como forma de energia. Segundo o secretario, este será o modelo padrão seguido pelo Estado, mas ainda é necessário o recurso para a elaboração do projeto.

“Hoje nós temos fontes do BNDES, recursos federal e estadual para executar a obra. A questão é ter parceiros para custear os projetos arquitetônicos e os complementares, que são a parte elétrica, hidráulica, sanitária, estrutural e a parte do projeto executivo. Assim, nós convidamos a Ampa e Acrimat para serem aliados neste custeio.”, explicou Porto.

O adjunto informou ainda que o valor do projeto é em torno de 700 mil reais e a ideia é que os parceiros adquiram este projeto e doem para o Estado para que a Seduc possa iniciar os processos de licitação e execução das obras.

“Ou seja, com a doação do projeto para o Estado nós teremos condições de replicar em quantas unidades for necessário para construção. A intenção inicialmente é construir 20 unidades. O custo de cada uma gira em torno de 10 milhões de reais , estamos falando de um investimento de R$ 200 milhões. Com isso, a ideia é licitar até março de 2017 e a concorrência pública deve levar em torno de 45 a 60 dias”.

A Acrimat parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa e garantiu fazer o possível para fazer parte deste projeto. “Uma brilhante ideia, acho que tudo tem que começar pela educação, um estado melhor, um país melhor se faz com a educação. Este é um modelo que julgo fantástico para escolas”, afirmou Marco Túlio Duarte Soares, presidente da associação.  

Para o presidente da Ampa, Alexandre Schenkel, esta é mais uma oportunidade de oferecer benefícios para os alunos do estado. “A Ampa ouviu [da equipe da Seduc] as informações sobre o projeto inovador das novas escolas e acredito que o futuro é esse. Apoio também esta linha de valorização da educação. Nós vamos mostrar o projeto para a diretoria e vamos buscar incentivar a transformação da educação em Mato Grosso”.

A associação já é parceira do governo do Estado na confecção e distribuição de uniformes escolares. Em 2016, os 400 mil alunos da rede estadual de ensino de Mato Grosso foram beneficiados com esta ação.  

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: assessoria/arquivo)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cai diferencial de base do preço do boi de Mato Grosso em relação ao de SP

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que...

Levantamento indica 135 sacas/hectare de milho em MT para pagar custeio, diz IMEA

De acordo com os dados do projeto Acapa-MT (Acompanhamento...

Esmagamento de soja sobe 10% em Mato Grosso e volume é recorde

O esmagamento da soja em Mato Grosso atingiu novo...

Cotação do milho disponível em Mato Grosso cai 4%

O preço do milho disponível no Estado caiu 4,45%...
PUBLICIDADE