PUBLICIDADE

Governo faz pente-fino em frigoríficos de abate

PUBLICIDADE

O governo federal tem realizado um pente-fino nas empresas frigoríficas que realizam abates de animais. Desde março, de 5 mil plantas autorizadas a funcionar, 600 passaram por fiscalização, um mapeamento que, este ano, se tornou contínuo.

De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Luis Rangel, o governo está incorporando práticas de controle já testadas nos Estados Unidos e na União Europeia para aumentar a segurança e a confiança nos produtos brasileiros.

Nos Estados Unidos, o modelo é o de análise de riscos. Nesse caso, tratam-se de avaliações à exposição a agentes patogênicos, adoção de medidas de manejo e comunicação permanente entre todos os envolvidos no processo de produção. Já o modelo europeu prevê mudança no quadro de servidores que trabalham na inspeção.

Sistema sofisticado

Previstos para vigorar até o fim do ano, os procedimentos são “híbridos e mais sofisticados”. As normas vão também ser apresentadas a novas missões internacionais que venham ao Brasil para avaliar o nosso sistema de abate.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE