sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Governo acelera acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia

PUBLICIDADE

|2472|

O Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, serviu como palco para o governo brasileiro avançar nas negociações de acordos entre os blocos comerciais do Mercosul e da União Europeia. Segundo o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, os dois grupos estão otimistas sobre as discussões realizadas e a possibilidade de novos negócios.

Em Davos, o ministro conversou com a comissária de Comércio da União Europeia (UE), Cecilia Malmström, e com a chanceler argentina, Susana Malcorra. A ministra do país vizinho e Marcos Pereira decidiram avançar o máximo nas negociações com a União Europeia.

“Nós estamos negociando um acordo bilateral de comércio entre o Mercosul e a União Europeia, e nós pudemos ver que há um otimismo por parte da União Europeia e também evidentemente do Mercosul”, disse Pereira, em entrevista ao Portal Planalto. Na última semana, ele fez um relato das conversas ao presidente da República, Michel Temer.

Pereira adiantou que, em Davos, houve a conclusão do diálogo inicial entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), região de livre comércio da Europa que não faz parte da União Europeia. “Agora vamos começar com as discussões e as negociações de livre comércio, a partir de março agora, também com Mercosul e EFTA”, afirmou.

As negociações entre os dois blocos para um acordo de livre comércio foram iniciadas em 1999, interrompidas em 2004 e relançadas em 2010. A associação entre as regiões envolve bens, serviços, investimentos e compras governamentais.

No primeiro semestre de 2016, os blocos trocaram ofertas tarifárias para continuar a negociar o acordo. A meta é reduzir impostos alfandegários, remover barreiras ao comércio de serviços e aprimorar as regras relacionadas a compras governamentais, procedimentos alfandegários, barreiras técnicas ao comércio e proteção à propriedade intelectual.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: divulgação/arquivo)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Paridade das exportações de algodão de Mato Grosso tem queda 1%

As paridades de exportação de julho e dezembro deste...

Concluído plantio de milho em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou que a...
PUBLICIDADE