PUBLICIDADE

Governador assina decreto autorizando redução no ICMS do feijão em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques assinou, hoje, o decreto que permite que as alterações na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em relação ao setor produtivo de feijão passem a valer a partir do dia 1º de julho (sábado).

Na prática, o decreto autoriza a redução do ICMS do produto de 12% para 5% nas operações interestaduais. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Leopoldo Mendonça, explicou que o Estado não deixará de arrecadar com a redução, pois o feijão produzido no Estado ficará mais competitivo no mercado.

“O feijão caupi, por exemplo, é muito consumido no Nordeste, mas com a alíquota anterior não tínhamos mercado, não tinha venda. Agora, poderemos disputar o mercado, então teremos um aumento na arrecadação, porque teremos venda”, exemplificou.

Ainda de acordo com o secretário, o momento é da segunda safra de feijão, o que possibilitará a venda do produto no mercado externo. Atualmente, são consumidas cerca de 70 mil sacas, ao mês, no Estado. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (1º) e terá vigência até dezembro de 2020. A sanção do decreto foi feita na presença de diversos representantes e produtores de feijão de Mato Grosso.

“Era uma grande reivindicação do setor e tenho certeza de que fortalecerá muito a economia do Estado de Mato Grosso”, declarou o governador.

Conforme o decreto, os valores recolhidos com o imposto serão destinados na promoção do financiamento de ações voltadas ao apoio e desenvolvimento das culturas do feijão, trigo, pulses e grãos especiais no Estado.

“Este decreto representa um alívio da legalidade e da formalização correta que o setor necessita e para que possamos escoar nosso produto para fora do Estado com a devida segurança que os empresários precisam. Agora poderemos exportar o feijão mato-grossense”, disse o representante do setor em Primavera do Leste, Melchior Ferreira da Silva.

A informação é do Gabinete de Comunicação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE