PUBLICIDADE

Empresa desenvolve ‘vacina’ para ferrugem asiática da soja

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Está em desenvolvimento no Brasil uma “vacina” contra a ferrugem asiática da soja – um dos principais problemas da cultura no País. Criado pela startup Gênica, de Piracicaba (SP), o produto ativa determinados genes da soja para que a própria planta se proteja contra a doença.

“Mas é importante enfatizar que a ativação de genes não significa transgenia. A soja não vai se tornar um alimento transgênico”, explica o CEO da Gênica, Marcos Petean, segundo o qual a “vacina” deverá ser lançada em 2020.

Segundo ele, a proposta da startup é que o produtor utilize os defensivos naturais aliados aos produtos químicos: “Controle biológico é um segmento que ainda está crescendo no Brasil e também em nível mundial. Temos observado um aumento no tamanho do mercado e na consistência da tecnologia no campo”.

“Atualmente, grandes órgãos de pesquisas, como a Embrapa, têm apresentado que essa forma de controle tem boa eficácia e consistência no campo. Quando algo é apoiado por elas, o produtor adere com mais tranquilidade.Muitas empresas vão ingressar nesse segmento, pois a demanda é crescente ”, completa Petean.

A Gênica recebeu em 2018 um aporte de R$ 6 milhões da gestora de investimentos de venture capital SP Ventures. A diretora executiva da ABCBio (Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico), Amália Pizentim Borsari, destaca como positivo o fato de estarem “surgindo novas tecnologias e linhas de pesquisa. Além disso, grandes empresas que produzem agroquímicos e de outras áreas de atuação, como nutrição de plantas, estão entrando nesse mercado”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE