A prefeitura de Nova Mutum firmou um termo de cooperação com um laboratório que prestará serviço de assessoria para 20 famílias moradoras da Comunidade Rural – Pontal do Marape (150 km da cidade) filiadas na Cooperativa Mista Agropecuária Vale do Arinos – COOMAVA e atuam no ramo de fruticultura. Através da parceria, o laboratório fará a análise de solo dessas propriedades para auxiliar as famílias na recuperação do solo e no processo de adubação correta para produção de frutas que na sequência serão transformadas em polpas de frutas.
Essa ação está sendo encabeçada pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Renato Kremer que vê na agricultura familiar uma ótima opção de renda para pequenos produtores. “Nosso objetivo é fortalecer a agricultura familiar e no caso do Pontal do Marape, que é uma comunidade distante da cidade precisamos criar meios para que os produtores sejam atendidos e ali mesmo na comunidade tenham condições de comercializarem seus produtos”, destacou.
Renato lembra também que o foco é organizar o processo de produção para que as polpas sejam comercializadas em merendas escolares. “Temos uma demanda muito grande, são mais de seis mil alunos na rede municipal e neste sentido temos espaço para absorver essa produção na merenda escolar de Nova Mutum”, acrescenta.
A empresa já está em Nova Mutum há 3 anos e é credenciada junto a Embrapa Solos, e a ESALQ em análises foliares. Em 2017, ingressou no controle de qualidade IAC (Instituto Agronômico de Campinas), que é o mais rigoroso e conceituado programa de qualidade de laboratórios.
A informação é da assessoria