PUBLICIDADE

Frigoríficos em Lucas, Guarantã e outras cidades de MT são habilitados a exportar para a China

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Flávio Portella/assessoria/arquivo)

Mais sete frigoríficos mato-grossenses foram habilitados a vender carne para a China. O comunicado foi feito pelo órgão sanitário do país asiático e enviado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Desta forma, as empresas já podem começar a comercializar os produtos, imediatamente.

Conforme a lista divulgada pela pasta, as unidades que poderão vender carne bovina para a China ficam em Guarantã do Norte, Matupá, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Várzea Grande. O país asiático também autorizou a exportação de carne de frango e suína de uma planta em Lucas do Rio Verde.

No total, a lista divulgada nesta segunda-feira contempla a habilitação de 25 frigoríficos no Brasil. Dos novos estabelecimentos habilitados, 17 são produtores de carne bovina, seis de frango, um de suíno e um de asinino. Com isso, o número de plantas autorizadas a vender para os chineses passou de 64 para 89.

As negociações foram conduzidas pelo Mapa, pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Embaixada do Brasil na China.  A ministra Tereza Cristina comemorou a notícia. “Das 34 plantas que nós tínhamos levado [para as autoridades chinesas], 25 foram aprovadas hoje. Agora, esperamos a tradução do documento para sabermos o que mais precisamos fazer. É uma notícia muito boa, esperada pelo setor frigorífico brasileiro”, disse, conforme divulgado pela assessoria.

Em maio, a ministra e comitiva viajaram para China e outros países asiáticos com o objetivo de ampliarem a venda dos produtos agropecuários brasileiros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE