domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Frente do Agronegócio em MT manifesta preocupação com efeitos da ‘carne fraca’

PUBLICIDADE

|2643|

Frente Parlamentar do Agronegócio na Assembleia Legislativa de Mato Grosso divulgou, nota, hoje, sobre a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. Embora nenhuma unidade no setor de alimentos no Estado tenha sido alvo da investigação, a frente manifesta preocupação porque Mato Grosso pode sentir as consequências negativas se países compradores de carne mantiverem suspensão da compra.

Em nota a frente expõe que “a qualidade da carne brasileira é aprovada pelo consumidor brasileiro e mundialmente por rigorosos sistemas de controle de qualidade, como o Sistema de Inspeção Federal (SIF), por isso exportamos para cerca de 150 países. O mercado de carnes movimentou R$ 176,6 bilhões em 2016 e emprega 7 milhões de pessoas, sendo 130 mil trabalhadores na JBS e 110 mil na BRF, as duas principais multinacionais brasileiras do setor. A agropecuária incorporou ao modo de produção, monitoramento e comércio os anos de pesquisas e inovação do setor do agronegócio. O Brasil é o segundo exportador de carne bovina do mundo, o maior de frango e tem o maior rebanho comercial bovino mundial de 214 milhões de cabeças; Houve má-fé na forma confusa como o questionamento da sanidade da carne brasileira veio a público no que diz respeito à forma de processamento e exportação”.

A nota assinada pelo presidente da frente, deputado Zeca Viana, aponta ainda que “há clara tentativa de aterrorizar a sociedade ao lançar informações na mídia e falar da carne e mistura de produtos químicos que são utilizados tecnicamente como conservante (caso do ácido ascórbico, derivado do suco de laranja, e que, por isso, não faz mal à saúde); Apoio toda investigação da Polícia Federal que esclareça, chegue aos culpados, proteja os cidadão brasileiro e de Mato Grosso da corrupção e puna aqueles que fazem coisa mal feita, pois, como empresário e político, sempre defendo que não podemos jogar sujeira para debaixo do tapete; O caso atinge a imagem dos produtos alimentícios (carnes bovina, suína e aves do Brasil) e esse assunto precisava ser tratado com o respeito e seriedade que merece, e não com fatos jogados na mídia por dirigentes da Polícia Federal. Foi uma ação grave e que atinge a segurança dos alimentos no Brasil, negócios de quase 5 mil frigoríficos e mostra a fragilidade e descaso de governantes em não protegerem os cidadãos”.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: assessoria/arquivo)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço do farelo de soja em Mato Grosso sobe 2,6%

O preço do farelo de soja disponível no Estado...

Mais de 90% do plantio de milho em Mato Grosso foi na ‘janela ideal’, aponta IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) analisou, com...

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

O mais recente levantamento, do Senar e o Imea,...
PUBLICIDADE