PUBLICIDADE

Famato discute política de mudanças climáticas

PUBLICIDADE

|2366|

A Revisão da Política de Mudanças Climáticas foi um dos assuntos discutidos na primeira reunião deste ano da Comissão Nacional do Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. O encontro contou com a participação da analista de Meio Ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) Lucélia Avi.

O tema recebeu uma atenção especial dos membros da Comissão, pois está aberta a consulta pública no período de três meses. Neste prazo, os setores podem apresentar suas sugestões e contribuições. A analista Lucélia Avi explicou que a revisão está acontecendo em decorrência dos compromissos firmados durante a COP21 em Paris. “O prazo para os países apresentarem as políticas para execução das metas é de dois anos”, apontou Lucélia.   

Para a CNA e para o setor produtivo, o documento apresentado pelo governo federal não condiz com a realidade do país. O setor entende que o documento deverá ser construído com apoio de todos os ministérios, e não somente de um como tem ocorrido.

O texto da minuta do Projeto de Lei do Licenciamento Ambiental também tem sido discutido pelo setor. O pedido das entidades representativas do setor produtivo é que a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) dê continuidade nas discussões e agilize a aprovação. Sobre o Código Florestal e Cadastramento Ambiental Rural (CAR), os membros de cada Federação relataram a atual situação nos respectivos estados.

Em Mato Grosso, o governo está retomando o sistema estadual do CAR que já está em fase de teste pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com o nome de Simcar. A mudança foi feita sob a justificativa de que o Sicar não atende às demandas do estado e não funciona na sua totalidade.

Para finalizar, foram pontuados os planos de ações para este ano, como a regulamentação do Código Florestal, Zoneamento, conversão de multas, metas de Aichi, Lei do Bioma Cerrado, regulamentação da Política Nacional de Irrigação, capacitação de irrigantes em projetos públicos de irrigação CNA/Senar e outros.

Na oportunidade, foi apresentado o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente da CNA Muni Lourenço Silva Júnior e foi feita uma homenagem ao ex-presidente Assuero Veronez e equipe pelos bons serviços prestados.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: Só Notícias/arquivo)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...

Preço do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, no final...

Cotação da soja disponível em MT fica estável e mercado futuro sobe

A cotação da soja disponível no Estado ficou estável,...
PUBLICIDADE