PUBLICIDADE

Falta de chuvas em algumas regiões de Mato Grosso pode resultar em perdas no milho

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, no boletim desta semana,  grande parte da semeadura de milho ocorreu dentro da janela “ideal” e as expectativas eram positivas para o desenvolvimento do milho no Estado. “No entanto,  algumas regiões tiveram menores volumes de chuva nas últimas semanas em relação ao ano passado. Com isso, os produtores estão preocupados e contabilizando perdas para o milho, pois a fase atual de enchimento de grão é sensível ao déficit hídrico”.

“Para se ter uma ideia, a redução na precipitação em abril, segundo os dados do Aproclima, chegou a ser de 62,96%, 63,87% e 68,49%, para as regiões Sudeste, Centro-sul e Oeste de Mato Grosso, respectivamente. Diante do atual cenário, as estimativas de produtividade da safra para estas regiões foram reajustadas pelo Imea para 107,90 saca/hectare no Oeste(-3,89%), 103,48saca/hectare no Sudeste(-2,29%) e 100,17 saca para o centro-sul (-4,34%), o que resultou em redução da produtividade esperada para MT em 0,97%, ou 1,03 saca/hectare ante o último levantamento realizado pelo instituto”, conclui.

O IMEA analisou também que “o rendimento médio das lavouras passa a ser considerado em 104,98 saca/hectare 5,15% inferior ao da safra 2018/19”. “A expectativa é produzir 32,71 milhões de toneladas do cereal para Mato Grosso”.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...

Preço do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, no final...

Cotação da soja disponível em MT fica estável e mercado futuro sobe

A cotação da soja disponível no Estado ficou estável,...
PUBLICIDADE