PUBLICIDADE

Exportações de Sinop caem 41% em janeiro

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

Os exportadores de Sinop não têm muito o que comemorar no começo de 2021, mesmo que o preço dólar esteja extremamente favorável para as vendas externas. É que, de acordo com relatório do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, as exportações caíram 41% em janeiro deste ano na comparação com o mesmo período de 2020. No primeiro mês de 2021, a comercialização atingiu U$ 13,1 milhões, ao passo que nos 30 primeiros dias do ano passado as vendas eram de 22,3 milhões.

Os números fazem Sinop despencar no ranking estadual de exportações. A cidade, que em 2020 terminou como a quinta de Mato Grosso, agora ocupa apenas a 18ª colocação. O ponto positivo, é que as importações também diminuíram (19,6%), caindo de U$ 12,8 milhões para U$ 10,3 milhões, deixando o saldo da balança comercial superavitário em U$ 2,8 milhões.

A soja, principal produto da região Norte e que ainda está na colheita, praticamente não aparece na lista de produtos importados. O milho, com preço supervalorizado, domina as vendas com 93% do mercado. Óleos e gorduras vegetais aparecem na sequência com 3,8% e a madeira fecha a lista com 2,6%.

Sinop também reduziu bastante o número de parceiros comerciais. A China, maior comprador no ano passado, não fez negócios com Sinop em janeiro. O Egito, por outro lado, aumentou as compras e ficou com 41% do que Sinop exportou. Na sequência parecem a Coreia do Sul com 22%, Portugal com 11%, Espanha com 8,8% e Malásia com 3,9%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE