PUBLICIDADE

Exportações de carne bovina crescem em MT

PUBLICIDADE

As exportações de carne bovina mato-grossense cresceram 20% este ano, até outubro, comparativamente a igual intervalo de 2016. Com a evolução nas vendas externas, a receita comercial aumentou 26,7%. Enquanto nos 10 primeiros meses do ano passado foram embarcadas 198,569 mil toneladas de carne bovina para o mercado internacional ao valor total de US$ 780,865 milhões, este ano as vendas alcançaram o volume de 238,303 mil (t) e cifra de US$ 989,491 milhões.

Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e foram divulgados na última semana. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, afirmou durante audiência na Comissão de Fiscalização da Câmara dos Deputados, que as perdas sofridas com a Operação Carne Fraca já foram recuperadas. Conforme ele, dos 93 países para os quais o Brasil exporta, apenas 4 mercados, que têm participação menor no conjunto de importadores, continuam fechados.

Dos que estão comprando carne brasileira, 33 estão com o comércio regular e 56 mantêm inspeção reforçada, segundo o ministro. Contudo, no último dia 4, o Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Veterinária da Rússia anunciou a suspensão temporária das importações de carne bovina brasileira fornecida pelo frigorífico Mataboi, em Goiás, e impuseram controles mais rígidos a outros 5 frigoríficos brasileiros (JBS, Aurora, Frigol, Irmãos Gonçalves – Frigon -e Frigoestrela).

A JBS não confirmou se alguma unidade mato-grossense da companhia que detém 18 indústrias no território estadual -sendo 7 paralisadas – foi atingida pela decisão do governo russo. Segundo declarações do ministro à imprensa, o rigor no controle de qualidade pela Rússia não têm ligação com a Operação Carne Fraca e que a decisão tomada pelo governo russo é um procedimento considerado normal. Enquanto os russos limitam a importação de carne brasileira, a China intensifica as compras do Brasil.

Segundo o ministro da Agricultura, 22 novas unidades frigoríficas de 10 estados brasileiros foram habilitadas a exportar para os chineses. De Mato Grosso, 2 frigoríficos foram incluídos neste grupo, sendo a Naturafrig Alimentos e a SHB Comércio e Indústria.

A Operação Carne Fraca foi deflagrada pela Polícia Federal em março deste ano para investigar denúncias de corrupção envolvendo o setor frigorífico – incluindo unidades da JBS e BRF – e funcionários do Ministério da Agricultura, bem como adulteração de produtos. Sete meses depois da Operação, 12 pessoas permanecem presas preventivamente, sendo 9 delas ligadas ao Ministério da Agricultura e 3 às empresas investigadas.

Maggi foi convidado, no final de outubro, a falar sobre as consequências da investigação federal para as exportações brasileiras e as providências adotadas para evitar novos problemas de fiscalização na Câmara dos Deputados. Sobre as medidas preventivas, o ministro informou que são estudadas mudanças no sistema de fiscalização e lembrou que foram suspensas desde maio deste ano as nomeações políticas nas superintendências estaduais do Mapa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Produtores rurais de Matupá vão receber 40 mil mudas de café

A prefeitura de Matupá iniciou, ontem, a distribuição de...

Comitiva chinesa discute projeto de rastreabilidade da carne em MT e visita fazenda em Mutum

Uma comitiva da ONG chinesa Global Environmental Institute (GEI)...

Boi gordo tem queda de 2% em Mato Grosso

A cotação da arroba do boi gordo, à prazo,...
PUBLICIDADE