PUBLICIDADE

Exportação mato-grossense cresce 2% no primeiro bimestre impulsionada pela soja

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

As exportações mato-grossenses começaram o ano com um crescimento de 20% em relação ao primeiro bimestre do ano passado. Em janeiro e fevereiro de 2019, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), já registra vendas de U$ 2,24 bilhões contra U$ 1,87 bilhão no mesmo período de 2018. O superávit da balança comercial também cresceu: é de U$ 1,89 bilhão contra U$ 1,73 bilhão no ano passado. Os números colocam Mato Grosso como o 5º maior exportador do Brasil, com 6,4% da participação das vendas externas do país.

A soja, e seus derivados, como óleos e farelos, responde por 50% das vendas dos produtores mato-grossenses. O milho teve um aumento de 19% no valor de vendas em relação ao ano passado e agora tem 28% da participação nas exportações, seguido do algodão, com 8,9% e da carne com 7,9%.

A China, apesar de toda animosidade entre os governos, comprou 92% a mais e é responsável por 31% do comércio exterior, sendo o maior parceiro de Mato Grosso. O Vietnã deu um salto de 118% no valor de compra e tem 7% de participação, seguido de Holanda (4,7%), Irã (4,4%) e Turquia (3,8%).

As importações cresceram mais do que as vendas. A variação é de 144% com valor de U$ 355. A Rússia e a China são os principais fornecedores para o estado, vendendo insumos para a produção agrícola.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE