O esmagamento de soja em Mato Grosso, mês passado, atingiu 1,19 milhão de toneladas, alta de 0,54% ante julho e de 15,22% frente a agosto do ano passado, impulsionada pela forte demanda interna por subprodutos da oleaginosa e pela procura aquecida pelo farelo de soja no mercado internacional. O boletim da soja, do IMEA, divulgado ontem, aponta que as exportações do proteico no mês totalizaram 740,99 mil toneladas, aumento de 9,07% quando comparado a julho e de 31,83% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Além disso, segundo fontes do IMEA, o volume processado em agosto só não foi maior porque algumas esmagadoras de menor porte relataram maior dificuldade na compra de soja, diante da menor disponibilidade do grão no Estado. No acumulado do ano (janeiro a agosto), o volume processado somou 9,08 milhões de toneladas, acréscimo de 5,13% ante ao mesmo período de 2024.
Por fim, a margem bruta das indústrias em agosto fechou na média de R$ 403,37/tonelada, queda de 7,01% comparado com julho, motivada pelo aumento dos preços da soja em grão em relação aos coprodutos